Hidrocefalia de Pressão Normal



O que é hidrocefalia de pressão normal?

A hidrocefalia de pressão normal (HPN), também conhecida como hidrocefalia crônica do adulto é uma situação na qual existe acúmulo de líquido cérebro-espinhal (LCR) dentro de cavidades no cérebro, conhecidas como ventrículos. Este aumento de LCR leva a uma dilatação progressiva dos ventrículos causando sintomas como alteração da marcha, dificuldade de memória e incontinência urinária. Esta desordem geralmente acomete idosos, muitas vezes sem nenhuma causa conhecida, outras vezes pode ocorrer após traumatismos de crânio, acidente vascular cerebral, hemorragias no sistema nervoso ou meningites.

Quais são os seus sintomas típicos?

A HPN pode se manifestar pela alteração do equilíbrio, com diminuição da velocidade para caminhar e quedas. Algumas vezes, no início dos sintomas, a falta de equilíbrio é confundida com labirintite. As alterações cognitivas se apresentam pela dificuldade da memória, com lentificação do pensamento, assemelhando-se a um quadro depressivo e, por último, também, pode existir incontinência urinária.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito com base nos seus sintomas típicos, associados à dilatação dos ventrículos, a qual pode ser observada em exames de imagem, como a tomografia de crânio ou a ressonância magnética de encéfalo (ver figura abaixo).
Existe um exame conhecido como tap-test, consistente na retirada de grandes volumes de líquido cérebro-espinhal. Este exame é de grande valor na investigação da hidrocefalia de pressão normal. Quando o teste é positivo pode não somente confirmar o diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal, como também prever quais pacientes terão sucesso na cirurgia com a colocação de válvula.


Presença de dilatação ventricular vista na ressonância magnética de crânio.


A hidrocefalia de pressão normal tem cura?

O principal motivo de não se medir esforços na investigação da HPN é por ser uma das poucas causas de demências que tem chances de regredir os seus sintomas ou até mesmo ser curada nos casos de tratamento precoce.

O tratamento definitivo é cirúrgico, e consiste na colocação de uma válvula que comunica o ventrículo cerebral com a cavidade abdominal para drenar o líquido cérebro-espinhal excedente. Desta forma, este sistema de drenagem proporciona um equilíbrio da quantidade excessiva de LCR no cérebro.